Na semana passada dia 28 de junho foi realizada na Câmara Municipal Audiência Pública:
Vereador Vânio Ferreira (PT) Atuando na Câmara Municipal |
Após requerimento dos Vereadores Vânio Ferreira e Rosival Araújo a Comissão de Serviços Públicos e cidadania da Câmara Municipal, presidida pela Vereadora Graça Jales realiza Audiência Pública, sociedade paracatuense com a empresa mineradora KINROS, para tratar de assuntos de interesse social.
a) O povo paracatuense tem reclamado do auto-índice de
poluição por poeira, e se esta poeira está contaminada por arsênio;
poluição por poeira, e se esta poeira está contaminada por arsênio;
b) As bombas detonadas nas minas para afrouxamento das rochas são elas causadoras de tremores de terra, e estão causando rachaduras nas casas?
c) Os ruídos produzidos pelos maquinários estão perturbando o povo, que providencia tomar, uma vez que a empresa diz estar dentro da Lei?
d) Os casos da região do Machadinho e Santa Rita, o que
a empresa pretende fazer?
a empresa pretende fazer?
e) Os moradores vizinhos da mina serão indenizados? O valor
pago pelos imóveis será justo?
pago pelos imóveis será justo?
Foi uma audiência conduzida com seriedade, com participação da sociedade e da empresa, dando a todos o tratamento igualitário.
Encaminhamentos propostos pelo Vereador Vânio Ferreira na audiência:
a) Que seja elaborado Projeto de Lei colocando a extensão territorial da empresa no perímetro urbano;
b) Que seja indenizado ao Município todo o dano causados as ruas públicas, onde, havia rede de esgoto, galerias, iluminação pública e que hoje pertence à empresa.
Propostas aprovadas por todos vereadores presentes e membros da Comissão.
O Projeto de Lei já está sendo elaborado pela assessoria do Vereador Vânio Ferreira.
Os Vereadores Graça Jales, Vânio Ferreira, Silvio Magalhães, Rosival Araújo e João Macedo (Presidente da Câmara), têm trabalhado para dar uma qualidade e lisura ao Legislativo.
Vereador Vânio Ferreira propõe Audiência Pública com a Expresso Planalto, prevista para Agosto para tratar do transporte público em Paracatu. A empresa detentora da concessão não tem cumprido o que está no contrato firmado com o Município, causando dano aos usuários.
Ontem dia 04 de julho, na Câmara Municipal estava em pauta o veto do Prefeito ao Projeto de Lei de Graça Jales que isenta os moradores do núcleo histórico de IPTU, o veto foi mantido. Foram 05 votos contra ao veto: vereadores Vânio Ferreira, Graça Jales, Silvio Magalhães e João Macedo. O Projeto de Lei Complementar da Vereadora Graça Jales é legal, no entanto, o Prefeito entendeu que não deveria atender aos donos das casas históricas resolveu vetar o Projeto de Lei. Os vereadores que sustentam o Prefeito que são 05 mantiveram o veto, para derrubar precisava de 06 votos; e ainda, o Vereador Wilson Martins gritou em bom e alto som que “o Prefeito é muito forte e que consegue tudo, basta pedir”. E logo depois o Vereador Romualdo Ulhoa completou dizendo: “o que ele pedir agente faz, porque o queremos ele também faz pra nós”.
O Vereador Vânio Ferreira havia requisitado que enviasse a Câmara Municipal respostas a questionamentos feitos à Secretária de Educação quanto a pagamento indevido a servidor da Secretaria de Educação cedido indevidamente a outra secretaria, o aluguel de uma motocicleta que segundo informações o pagamento desta está entre 2.000,00 a 3.000,00, os 05 vereadores que sustentam o Prefeito negaram o pedido e com isso fica prejudicada toda informação. Os vereadores da base do Governo simplesmente não estão preocupados em apurar as denuncias de corrupção existentes no Governo Municipal, e atrapalham quem realmente está preocupado com o social e quer apurar todas as denuncias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário